O que é Storytelling

O que é Storytelling?
Storytelling é o que decidimos traduzir como “a Narrativa estruturada”, desenvolvida com princípios e regras apropriados ao enriquecimento de conteúdos. Uma maneira de embalar fatos em histórias atrativas, emocionantes, tornando-os memoráveis a quem escuta, lê ou vê. Ainda, nas organizações, o Storytelling torna-se um importante instrumento de gestão do conhecimento, levando ao público interno e externos, histórias fascinantes  sobre  cultura e valores. Por meio de histórias bem estruturadas cativamos pessoas e perpetuamos a marca.

A origem do Storytelling vem desde o início humanidade para disseminar a informação. Os princípios e regras da narrativa estruturada, como decidimos denominar, são considerados universais. É um meio de comunicação e de organizar conhecimentos.

Qual é a contribuição Storytelling na vida e nos negócios?
A história é uma forma natural de comunicação. Quando aplicamos os princípios e regras do Storytelling, ela traduz a complexidade da linguagem em signos compreensíveis, fáceis de se memorizar. O Storytelling contribui de maneiras distintas:

- Na escrita, envolve o leitor e o estimula a querer ler o próximo capítulo.
- Na oratória, desperta o interesse da audiência, prendendo-lhes a atenção e provocando a curiosidade.
- No processo criativo, faz conexões e associações com outros eventos, levando-se em conta os contextos. Abre-se o leque de possibilidades para registrar histórias pessoais e organizacionais, nesse caso, considerando-se o desenvolvimento de produtos, vendas, missão, visão e valores, além da comunicação eficaz.
- Vale destacar que histórias embaladas com os princípios e regras do Storytelling tornam-se memoráveis. Perpetuam marcas e geram significados na vida das pessoas.